A Google já investe há muito tempo na sua plataforma de reconhecimento de voz e acaba de adicionar o suporte a mais trinta línguas para todos os seus aplicativos, totalizando atualmente 119 línguas. Usar o conversor de voz em texto é três vezes mais rápido que digitar, afirma a Google. Entre os adicionados recentemente estão: armênio, nepalês e urdu.

Para incorporar todos esses idiomas, a Google trabalhou com diversos profissionais falantes nativos das línguas e coletou milhares de amostras de fala, com falantes nativos dizendo frases típicas da região e do cotidiano. Utilizando os sons específicos das letras e palavras, a rede neural de aprendizado de falas aprendeu a melhorar a precisão e entendimento de acordo com os novos exemplos recebidos com o tempo.

A empresa afirmou em uma postagem de blog que “Esse processo treinou nossos modelos de aprendizagem para entender os sons e as palavras dos novos idiomas para melhorar sua precisão quando expostos a mais exemplos ao longo do tempo”. Além da conversão em texto, foram atualizados os processos de pesquisa e tradução por voz.

Uma novidade interessante incluída recentemente também foi a de transformação de voz em emoji. Infelizmente, o recurso só está disponível em inglês, mas a Google afirmou que será lançado em outros idiomas em breve.

Todas as novas línguas já estão disponíveis na “Cloud Speech API”, e vão chegar a todos os aplicativos do Google como o Translate e GBoard com o tempo. Para utilizá-las, a “Pesquisa por Voz” precisa estar ativada. Se você ainda não utiliza o GBoard, precisa conhecê-lo, falamos dele aqui.

Confira a lista completa dos novos idiomas:

Aramaico (Etiópia)
Armênio (Armênia)
Azeri (Azerbaijão)
Bengali (Bangladesh, Índia)
Inglês (Gana, Quênia, Nigéria, Tanzânia)
Georgiana (Geórgia)
Guzerate (Índia)
Javanês (Indonésia)
Canária (Índia)
Khmer (Camboja)
Laociana (Laos)
Letão (Letônia)
Malaialo (Índia)
Marato (Índia)
Nepalês (Nepal)
Cingalês (Sri Lanka)
Sudanês (Indonésia)
Suaíle (Tanzânia, Quênia)
Tâmil (Índia, Singapura, Sri Lanka, Malásia)
Telugo (Índia)
Urdu (Paquistão, Índia)