Google disponibiliza pesquisa por voz em português

39

“Restaurantes noruegueses em Nova Iorque” Podemos escrever rapidamente esta frase e pronunciá-la ainda mais rápido – e em movimento, velocidade é o que todos procuramos. Com a Pesquisa por Voz, é possível falar para o smartphone e obter resultados de pesquisa de forma rápida e fácil.

A Pesquisa por Voz já está disponível em 29 línguas, e hoje, a Google anuncia suporte a 13 novas línguas para utilizadores Android – fazendo crescer o total para 42 idiomas e sotaques em 46 países. De facto, 100 milhões de novos utilizadores podem usar Pesquisa por Voz, incluindo bascos, búlgaros, catalães, portugueses, finlandeses, galegos, húngaros, islandeses, noruegueses, romenos, sérvios, eslavos e suecos.

Cada novo idioma requer que sejam recolhidas centenas de milhares de declarações de voluntários, e, embora a Google esteja já a trabalhar no reconhecimento da voz há vários anos, adicionar estas novas línguas levou os engenheiros e cientistas a enfrentar desafios únicos.

Enquanto que idiomas como o romeno basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras. Os cientistas da Google construíram um sistema de aprendizagem com base nesses dados de forma a prever como outras palavras suecas seriam pronunciadas.

Para poder começar a utilizar o Google Pesquisa por Voz depende do tipo de telefone que dispõe. Se o seu telefone possui a versão Android 2.2 ou posterior, e visualiza o ícone do microfone no Widget de pesquisa da Google no seu ecrã, basta tocar no ícone para começar a pesquisar por voz. Caso contrário, pode instalar a aplicação Pesquisa por Voz do Google Play.

É importante destacar que só é possível ao utilizador falar uma língua para a aplicação de cada vez, sendo talvez necessário alterar as configurações de idioma para usar um destes novos idiomas. Tal como aconteceu com outros idiomas já adicionados, um dos grandes benefícios do modelo cloud da Google é que à medida que o utilizador aumenta o uso da Pesquisa por Voz, mais preciso ele se torna.

- Publicidade -

Você vai gostar também

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)