O teclado GBoard, que já estava disponível para iOS antes que para o próprio sistema do Google, chegou agora ao Android e ganhou recentemente uma atualização muito interessante e útil para esta plataforma.Você sempre recorre a aplicativos de dicionário e tradução? Com GBoard você tem uma tradução em tempo real enquanto escreve.

Com este recurso para escrever em vários idiomas, GBoard incorpora um melhor suporte multilíngue, podendo competir assim de igual para igual com Swiftkey, um teclado de terceiros muito conhecido e que conta com muita experiencia e muitos usuários.

Junto de sua busca integrada, com esta atualização os usuários de Android têm mais um motivo para experimentar o GBoard, se quiserem, ganhar tempo e fazer menos esforço para traduzir textos, vamos explicar como ele funciona.

Fácil e direto, sem sair do aplicativo

O primeiro passo é ter a última versão do teclado instalada, é possível verificar isso no Google Play Store, verifique se o botão “Atualizar” é exibido (a versão é a 6.1.71.149620197-arm64v8a, com data de 09 de março de 2017),  ou faça downlaod caso ainda não tenha instalado o teclado do Google. Uma vez instalado é preciso torna-lo como “teclado padrão”, encontre essa opção em Configurações.

Para quem não está familiarizado com este teclado, a principal diferença com as versões anteriores e com o teclado do próprio sistema é a presença do ícone do Google no canto superior direito, que é o botão de menu. Pressionando este botão temos acesso a busca no Google (que aparece acima, com algumas sugestões) e na barra são exibidos alguns ícones, o primeiro deles é o tradutor (o símbolo do Google Translate).

Feito isto já nos aparece o campo para introduzir o texto que queremos traduzir. Como já ocorre com o tradutor do Google na web e app, podemos confiar na detecção automática do idioma de entrada ou selecionar-lo (do lado esquerdo), além de poder escolher o idioma que queremos converter o texto (do lado direito).

Para voltar ao teclado normal simplesmente temos que pressionar o ícone da seta, que surge no menu Google. Também temos que destacar que qualquer opção do teclado que tenhamos ativado (tradução, teclado de GIFs, etc.) se desativará automaticamente se o smartphone entrar em modo de repouso ou se voltarmos a tela de desbloqueio.

Como podemos ver o texto vai se traduzindo a medida que escrevemos, em tempo real, agilizando muito o processo para quem pensava em digitar algo em seu idioma nativo para só depois traduzi-lo frase por frase ou por palavras

O Google oferece esse recurso de tradução para mais de 100 idiomas, e até o momento, este recurso só está disponível para a versão Android.

Original: GBoard para Android: traducción a tiempo real mientras escribes a 100 idiomas en tan sólo dos toques. (em espanhol)