Dica de Hoje: Assistir a filmes em francês

Uma das melhores formas de aprender um novo idioma, e claro que isso vale também para o idioma francês, é assistir a filmes franceses com legendas em francês. Você pode até ficar um pouco confuso no começo, ou até das primeiras vezes, mas ler e ouvir as palavras ao mesmo tempo ajuda a fixar o significado destas em seu cérebro. Assistir filmes franceses dessa maneira também ajuda a aprender a entonação e o ritmo do idioma muito mais fácil do que apenas lendo livros ou ouvindo os professores.

A dica de hoje é o filme Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (no Brasil, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), que é um filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet e lançado em 2001.

En Français

Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain est un film français réalisé par Jean-Pierre Jeunet qui est sorti en 2001. Il s’agit d’une comédie romantique écrite par Jean-Pierre Jeunet et Guillaume Laurant avec Audrey Tautou dans le rôle titre. Le film est une représentation originale et parfois idéalisée de la vie contemporaine à Paris dans le quartier de Montmartre. Il s’agit d’un des plus gros succès commerciaux mondiaux pour un film français.

Sinopse

Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.

Amélie cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta. (Wikipedia)

Curiosidades

O roteirista, e diretor, Jean-Pierre Jeunet começou a selecionar dados e memórias, que compuseram o roteiro do longa, em 1974. A personagem Amélie foi criada para a atriz Emily Watson, que, inclusive, gravaria algumas cenas na Inglaterra. Durante a produção, a atriz preferiu deixar o projeto.

Você pode fazer Download do filme clicando aqui (com legenda em Português)

Obs: Para obter as legendas de filmes, recomendamos que você use o open subtitles, um site que contém uma base ampla de legendas em todos os idiomas.