A Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge responsável por certificação em língua inglesa, disponibiliza uma ferramenta online gratuita que corrige redações em inglês de forma instantânea.

O Write&Improve analisa a redação dos usuários e retorna com uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário. Você escolhe o tema, escreve seu texto no idioma e submete ao sistema que dá um feedback em segundos do que pode ser melhorado.

O exercício é interativo e é possível escolher entre elaborar a redação no nível iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

Quando o texto estiver pronto, basta clicar no botão para enviar e em segundos o conteúdo aparece corrigido em uma tela ao lado, com uma avaliação geral e dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível.

O desempenho do usuário segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

Construído com princípios de gamificação, ao evoluir na escrita, a pessoa recebe selos comemorativos que podem ser compartilhados com outros usuários dentro da plataforma. Para quem deseja ir além, é possível criar um login e senha e convidar outras pessoas para acompanhar o progresso do aprendizado.