De onde veio o “Ketchup”?

68

Ketchup pode parecer uma palavra “americana da gema”, já que o consumo deste condimento nos Estados Unidos beira o meio bilhão de bisnagas por ano, Mas a verdade é que a palavra vem do chinês, ou mais especificamente de um dialeto do sudeste da China, em que koechiap significa “salmoura de peixe”.

O Ketchup (que já teve pelo menos quatro outras grafias, incluindo catshup) nasceu quando os marinheiros da terra do Tio Sam tiveram a ideia de misturar molho de tomate ao condimento. Ketsiap é um molho de peixe fermentado, que se espalhou pelo sul da Ásia, chegando à Malásia e a Indonésia, com o nome de Ketchap ou Kecap manis.

Navegadores holandeses do século XVII trouxeram esse molho da china para o Ocidente. Originalmente o Ketchup era semelhante ao molho de soja ao molho inglês.

Cem anos depois, quando chegou aos Estados Unidos foram adicionados tomates e esse condimento ficou conhecido como molho de tomate com soja, na época um molho escuro e fino.

Os ingleses e americanos utilizavam a palavra ketchup para uma infinidade de molhos onde o único ingrediente em comum era o vinagre. Somente no século XIX o ketchup tornou a forma que conhecemos hoje em dia, mais espessos e adocicados.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)