Tem MOOCs disponíveis para os que querem aprender chinês, inglês, francês, norueguês, ensino de idiomas ou tradução.

As férias chegam ao fim e a rotina está de volta. Se entre os objetivos que você fez ainda para este ano está aprender ou melhorar um idioma estrangeiro, precisa dar olhada nesses cursos online gratuitos (conhecidos por suas siglas em inglês como MOOCS) que começam em setembro.

Francês intermediário (b1-b2) (4 de setembro)

Desenvolvido pela prestigiosa École Polytechnique de París, permite uma plena imersão ao idioma mediante textos em múltiplos formatos, audios e fragmentos de filmes, que, além de tudo, mostrarão o estilo de vida e a cultura francesa. Os estudantes desenvolverão todas as habilidades (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita, gramática e vocabulário) e logo poderão testar seus conhecimentos através dos múltiplos testes disponíveis. Além disso, toda semana poderão participar de debates organizados em um fórum.

Língua francesa para professores (15 de setembro)

O Aliança Francesa (Cavilam), com o apoio da Universidade Clermont Auvergne, lança seu primeiro MOOC voltado para professores ou futuros professores de língua francesa: “Enseigner le français langue étrangère aujourd’hui”.  O curso é dedicado aos princípios básicos do ensino de francês como língua estrangeira. Registro gratuito e certificação opcional paga (35 € e 55 €).

Gramática e Pontuação (4 de setembro)

Reveja as regras gramaticais e de pontuação através de lições didáticas e dinâmicas desenvolvidas pela Universidade da Califórnia. Depois de completar este curso, o estudante saberá identificar corretamente os tempos verbais, usar vírgulas de forma mais eficaz, utilizar diferentes tipos de orações e escrever em inglês de forma mais eficiente. Recomendado para aqueles que tenham um nível de inglês intermediário-avançado.

Ensine inglês agora! (4 de setembro)

Este curso, disponibilizado pela Universidade do Arizona, explica os conceitos-chave e as últimas tendências para aqueles que ensinam inglês.

Chinês básico: Linguagem e cultura empresarial (4 de setembro)

Programa especializado para iniciantes, oferece três cursos para ensinar um vocabulário relacionado com o mundo dos negócios e de conversações cotidianas. No projeto final do curso, o aluno terá que criar vídeos com conversações sobre os temas aprendidos nas aulas.

Chinês para iniciantes (6 de setembro)

Este MOOC serve para conhecer a fonética e as expressões chines mais populares. Com este curso, os matriculados terão uma compreensão básica do chinês mandarim e serão capazes de desenvolver conversações básicas do dia-a-dia, como falar do trabalho, do clima ou da comida, perguntar preços, contar sobre seus hobbies, etc. Não tem lições sobre caracteres chineses, então a dificuldade do curso é bem reduzida, recomendado para iniciantes mesmo.

Redação em inglês para universitários (11 de setembro)

Com este curso, o aluno ganhará as habilidades de redação necessárias para quase qualquer disciplina universitária. Os estudantes aprenderão a ler com cuidado, escrever argumentos efetivos, resumir e analisar textos, entender o processo de escrita, citar com precisão e elaborar uma prosa poderosa.

Inglês Empresarial: Finanças e Economia (11 de setembro)

Depois desse curso, os estudantes serão capazes de compreender e elaborar mensagens de email, informes e apresentações eficazes e impactantes, com palavras e frases de uso comum no setor de finanças e economia. Além disso, aprenderão a desenvolver habilidades de comunicação de negócios, com aulas desenvolvidas por profissionais do setor.

Trabalhando com a tradução: Teoria e prática (11 de setembro)

Este MOOC da Universidade de Cardiff foi desenvolvido para que os alunos entendam os conceitos básicos da tradução (“O que é tradução?”, “Quem traduz e para quem?”, “Onde tem lugar a tradução?” e “Como podemos obter o direito de tradução?”). Aprenda como realizar uma tradução bem sucedida desde o briefing e evitar problemas típicos. E descubra a maneira de se comunicar com maior eficácia em setores como o da saúde, governo, direito, globalização, turismo, esportes e artes.

Introdução ao norueguês (11 de setembro)

A Universidade de Oslo oferece um MOOC de quatro semanas para os iniciantes neste idioma escandinavo. Para que possam desenvolver seus conhecimentos na língua em situações cotidianas. O único requisito é habilitar as letras Æ, Ø e Å em seu teclado (do computador ou smartphone).

Coreano: Primeiros passos (18 de setembro)

Curso de nível básico dividido em 5 lições em que se aborda a leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. Cada lição possui diálogos, pronúncias, vocabulário, gramática, avaliações e jogos.

Curso Livre de Esperanto (30 de setembro)

Curso de Esperanto disponibilizado pela Monda Lingvo, com monitoria gratuita no Facebook.

Publicado por Aprendemas em Cursos online gratuitos de idiomas que empiezan en septiembre (em espanhol)