O título deste artigo (“Como aprender um idioma em três meses“) pegamos emprestado do livro “How to Learn Any Language in 3 Months” de Timothy Ferriss.  Este livro foi um grande sucesso de vendas e explica como aprender melhor um idioma, em pouco tempo.

O que impacta nesse livro é a própria experiencia do autor, já que ele mesmo fala 7 idiomas e mostra ter uma grande experiencia na auto-aprendizagem de idiomas. Timothy escreveu em seu blog, alguns artigos sobre aprender idiomas rapidamente. Alguns desses artigos foram  “How to Learn Any Language in 3 Months” (Como aprender um idioma em 3 meses) e “How to Learn (But not Master) Any Language in 1 Hour” (Como aprender um idioma em uma hora).

Segundo ele, é possível compreender 90% de um idioma em três meses, mas estender para 95% pode levar 3 anos. Sim, a perfeição custa caro, já que exige um esforço máximo. É melhor concentrar-se no 20% das atividades que lhe dão 80% dos resultados.

Conselhos para aprender um idioma em três meses

Você sabia que aprendendo as 100 palavras mais utilizadas do inglês é possível entender o sentido geral de praticamente qualquer texto do dia-a-dia de um americano?

O que recomenda Timothy é aprender o vocabulário por sua frequência de utilização, dando prioridade as palavras que mais são utilizadas. Mas lembra que a frequência de utilização não é a mesma a nível oral que a nível escrito. Aqui você pode ver a lista de palavras mais úteis no inglês, espanhol e alemão, entre outros idiomas.

Quando já tiver aprendido o vocabulário básico, você pode focar no vocabulário de algum tema específico que te será útil na vida cotidiana. Por exemplo, se você quer aprender inglês para viajar, é aconselhável concentrar no vocabulário relativo a viagens (transporte, alojamento, solicitar ajuda) ou para quem viaja a negócios (vocabulário de reuniões, apresentações, encontros).

A seguir, resumimos os pontos chave sobre como aprender um idioma em três meses:

  1. Aprender o vocabulário mais utilizado (dando sempre atenção a pronúncia).
  2. Aprender as frases mais utilizadas no país do idioma escolhido.
  3. Praticar o vocabulário usando técnicas de memorização eficazes.
  4. Utilizar o suporte de cursos onde o conteúdo seja te seu interesse (filmes, séries, novelas, etc.)

Tendo em vista esses conselhos, você terá alguma base para desenvolver a aprendizagem sem problemas, depois, se for interessante progredir, o melhor, é tentar viajar ao país onde se fala o idioma que você quer aprender.

Lembre-se que aplicativos como o Duolingo e sites de dicas como HR Idiomas podem ajudar-te a aprender um idioma em três meses, já que incluem uma extensa lista de palavras e frases úteis, divididos por temas e categorias.

Fonte: mosalingua.com (em espanhol)
Tradução e Adaptação por HR Idiomas