Saber mais de uma língua é ótimo para seu cérebro. Mas qual a melhor forma de aprender? Os voluntários do TED’s Open Translation Project compartilham 7 dicas:

Seja realista. Defina um objetivo simples e alcançável para começar, não se sinta pressionado ou sobrecarregado. A tradutora alemã Judith Matz sugere: “Pegue 50 palavras de um idioma e comece a utilizá-las em suas conversas – e em seguida, comece a aprender aos poucos a gramática”.

Faça do aprendizado um hábito. Elisabeth Buffard ensina inglês há 27 anos. Ela diz que a constância é o que separa os estudantes bem sucedidos do outros. Faça do estudo e uso da nova língua um hábito, para que você não abandone e não pare de progredir, mesmo quando estiver cansado, doente ou apaixonado.

Divirta-se enquanto aprende. Quanto mais envolvido você estiver, melhor. Introduza o idioma na sua rotina e seu cérebro estará assimilando a nova língua constantemente. “Use todas as oportunidades que surgirem para imersão”, diz a tradutora russa Olga Dmitrochenkova. Por exemplo, você pode utilizar a tática de rotular objetos na sua casa com o novo idioma, ler livros infantis, ou assistir a vídeos no YouTube com legenda no idioma que você quer aprender.

Deixe a tecnologia ajudar você. Dmitrochenkova tem uma ótima ideia: “Mudar o idioma do seu Facebook pode ajudar você a aprender novas palavras rapidamente”. Mudar também o idioma do seu email, navegador e de outros aplicativos que você utiliza no dia-a-dia, com certeza são ótimas estratégias para ficar em constante contato com a nova língua. Além disso, você pode facilmente encontrar ótimos aplicativos que ajudam você a memorizar palavras e aprender pouco a pouco a gramática. O tradutor holandês Els De Keyser recomenda o Duolingo por seus flashcards “inteligentes”, que segundo ele podem ajudar muito, principalmente no começo. É bom lembrar que a HR idiomas publica seus “flashcards poliglotas” no instagram constantemente, vale a penar seguir ;)

Pense no aprendizado de línguas como uma janela para novas experiências. Para o espanhol Sebastián Betti, o aprendizado de uma língua sempre foi focado nas experiências que essa nova língua poderia trazer a ele. Em outras palavras, ele pensa em coisas divertidas que ele gostaria de fazer de qualquer maneira e as transforma em oportunidades de aprender/treinar a língua que está estudando. Muitos tradutores compartilham deste mesmo conselho.

Por exemplo, a tradutora italiana Anna Minoli, aprendeu inglês assistindo a versões de seus filmes favoritos, e o tradutor croata Ivan Stamenković percebeu que ele poderia aprender inglês assistindo ao canal de desenhos animados Cartoon Network sem legendas. Então, na próxima vez que você precisar de uma receita de bolo de cenoura, procure na língua que você está tentando aprender.

Faça novos amigos. Interagir na nova língua é a chave para aprender – seu amigo ensinará a você a expressar seus pensamentos de forma intuitiva, ao invés de traduzir mentalmente cada frase antes de pronunciá-las. Encontre falantes nativos perto de você. Ou procure por parceiros online, o que não falta são sites especializados nisso (como o speaky) e não será difícil encontrar alguém para fazer amizade e treinar o idioma.

Não se preocupe em cometer erros. Uma das barreiras mais comuns para quem está começando a aprender um idioma é o “medo bobo” de cometer erros. A maior parte dos falantes nativos não se incomodam com isso, pelo contrário, qualquer tentativa de você se comunicar na língua deles é uma prova objetiva de que você realmente está disposto a aprender. Eles vão gostar de seu esforço e até mesmo tentar ajuda-lo a avançar.

Você fica nervoso ao iniciar uma conversa? Tente testar suas habilidades com alguém mais novo, como por exemplo com uma criança. “Eu ficava animado quando conversava com uma criança italiana e percebia que tínhamos o mesmo nível de italiano”, lembra a tradutora alemã Judith Matz. E seja paciente, quanto mais você falar, mais perto você chegará da “fluência” e mais facilmente poderá conversar com pessoas da sua idade.

Traduzido e adaptado por HR Idiomas.
Original: How to learn a new language: 7 tips from TED Translators (em inglês)