A bandeira francesa é chamada de “Tricolor” ou “bleu, blanc, rouge“. Ela nasceu logo depois da Revolução de 1789 e passou a ser consagrada mundialmente com um ícone de liberdade.

O Azul e o vermelho foram as cores usadas pelos cidadãos parasienses que tomaram e destruíram a prisão da Bastilha. A criação da bandeira é atribuída ao Marquês de Lafayett, que acrescentou o branco real às duas cores. Lembrando do lema francês, as cores representam também Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité), na ordem da bandeira.

Na época da Revolução, a bandeira nacional era inteiramente branca. cor da dinastia dos Bourbon. Por isso, Lafayette uniu o branco real às duas cores. O novo estandarte foi utilizado pela primeira vez em 17 de julho de 1789, durante uma visita do rei a Paris, siginificando uma reconciliação entre o rei e a cidade.

Curiosidade: Quando a bandeira francesa foi criada, o azul e o vermelho ocupavam justamente os lados opostos dos atuais. A mudança foi feita apenas quatro anos depois…