Ah o francês! O idioma de Julio Verne, de Victo Hugo. E como muitos dizem, o idioma do amor. Somamos estas a muitas outras razões para aprender esse idioma! Todos conhecem as razões para aprender francês, seja pela sua riqueza cultural ou por puro prazer em aprender.

Com certeza, você já ouviu alguma expressão nessa língua!… ou das mais baixas como (‘Merde!‘) ou das mais refinadas como (‘Je t’aime!’). Mas como você deve imaginar, igual a qualquer outro idioma, o francês possui dezenas de centenas de expressões e seria uma missão impossível reuni-las aqui, por isso selecionamos apenas dez expressões comuns e memoráveis da língua francesa.

Dez expressões que você precisa conhecer para conversar com qualquer parisiense; pois interjeições, provérbios e expressões constituem uma parte muito importante de qualquer idioma. Claro que em qualquer curso de francês você irá aprender muito mais do que vai aprender aqui, mas já te ajudará a começar! ;)

Mon Dieu!

Significado: “Ah meu Deus!”

Da mesma forma que no português é uma forma de expressar surpresa. Porque se expressar com um ‘Nossa!’ ‘Oh!’ ou ‘Ah!’ nem sempre é o suficiente. É melhor utilizar ‘Mon Dieu!’ nesses casos. Obs: Para os falantes de português poderia ser também algo como: “‘Não pode ser!’ E para os falantes da língua espanhola ‘Pardiez!’, a forma mais usada para indicar surpresa.

S’amuser comme un petit fou

Significado: Se divertir como um louco.

Expressão que pode ser traduzido como: ‘Se divertir como nunca!’ – Você pode escutar essa expressão em qualquer festa, aniversário ou comemoração que você for em terras francesas. Seja em Paris, Lyon, Toulouse ou Nice.

Les choses de la vie

Significado: Coisas da vida!

‘São coisas da vida’ – Quando não souber o que dizer (ou não tiver entendido o interlocutor francês e tiver vergonha de pedir que repita) use ‘Les choses de la vie’. Serve para todos os casos e situações, como no português.

C’est impossible!

Significado: É impossível!

Bom, em português a expressão quer dizer a mesma coisa, mas vamos combinar que em francês, dizer C’est impossible!’ tem o seu carisma, tem mais presença. Dá vontade de usar até mesmo quando sua opinião seja outra. Outra expressão similar, e que não podemos esquecer é ‘C’est magnifique!’ (‘É magnífico!’).

Aller, sortir en boîte

Significado: Sair, curtir a noite, dar uma volta!

Junto com ‘S’amuser comme un petit fou’ é uma expressão mais utilizada para se referir aos passeios noturnos.

Dormir à poing fermés

Significado: Dormir de punho fechado!

Uma expressão para dizer que ‘Dormir muito bem’. Mas você deve estar se perguntando, por que de punho fechado?. Bom, dormir assim pode parecer atitude de alguém intranquilo, que não está relaxado, porém isso nos remete a uma outra expressão comum que utilizamos por demais: “Dormir como um bebê!” – E vamos concordar que os bebês parecem dormir tranquilamente e com os punhos fechados!

Tourner la page

Significado: Virar a página!

Expressão muito comum tanto no português como no francês. “Virar a página” é uma frase que ouvimos constantemente no dia a dia.

Essa frase pode ter muitos significados. Virar a página as vezes pode ser “mudar de assunto”, “pode ser uma história ou um fato”. Virar a página tem muito haver com o término de algo e o começo de outro, é assim na leitura de um livro, cada página com seu assunto. Virar a página também pode ser uma frase para esquecer o passado e começar e começar a escrever uma nova página na vida.

Merde!

Significado: Merda!

Bom, essa expressão grosseira não precisa de muitas explicações, todos nos a conhecemos. É quase uma “expressão-coringa” da língua portuguesa, serve para quase todas as situações!

Mas é preciso dizer que essa é uma das expressões mais comum da língua francesa, assim como no português, espanhol e igualmente em outros idiomas. Mas atenção, é preciso saber a hora certa de dizer “Merde!” hein!

Taisez-vous! / Tais-toi!

Significado: Cale-se!

Outra expressão que dispensa explicações. É preciso apenas dizer que ‘Taisez-vous!’ se utiliza em situações mais formais e ‘Tais-toi!’ é considerada uma expressão informal.

Exemplo: ‘Tais-toi! Je traveille’ (Cale-se! Eu estou trabalhando.)

Ça va?

Significado: Como vai? e Estou bem!

Esta é uma expressão informal para perguntar ‘tudo bem?’ / ‘como vai?’. mas se você quiser ser formal, utilize ‘Comment allez-vous?’ para ‘Como vai você?’ e ‘Je vais bien’ para ‘Estou bem’. O interessante é que essa expressão também serve como resposta, sendo totalmente possível e comum o diálogo: ‘Ça va?’ – ‘Ça va!’

Bem, essa foram as 10 expressões francesas que selecionamos para hoje. Claro que esse rico idioma possui outras dezenas de expressões que valem a pena serem conhecidas. Você ainda pode conhecer mais algumas gírias francesas artigo aqui. E se você conhece alguma que acredita que não poderia ficar de fora e que deveria aparecer aqui, não deixe de nos enviar uma mensagem.