Existem muitas maneiras de aprender idiomas. Mas nesse artigo vamos abordar 10 dicas que farão você aprender muito mais rápido um novo idioma e essas dicas não servem apenas para a língua italiana, mas para praticamente todos os idiomas.

Na internet o que não falta é anúncio de escola de idiomas tentando convencer você que só ela tem o método mágico, rápido e eficiente de ensinar um idioma, e existem centenas de sites, blogs e vídeos no youtube que prometem tornar você fluente em italiano em poucos meses. Mas o que realmente funciona? O que fará você naturalmente aprender italiano mais rápido?

1. Mude o idioma do seu Facebook, Email, Computador

Mudar o idioma dos seus aplicativos, do seu smartphone, e-mail e até do seu computador para o italiano é uma maneira de ajudar você a acostumar com a língua, você aprenderá palavras novas e estará em um contato mais constante com o idioma.

2. Ouça músicas italianas

Para se acostumar com a língua italiana, preste atenção na pronúncia e na letra das músicas. Esse é um dos métodos mais eficientes de treinar a audição para o novo idioma e quando você menos esperar já estará repetindo e entendendo facilmente muitas palavras. Preparamos uma lista de músicas aqui.

3. Escute rádio italiana

Existem dezenas de rádios disponíveis online e você pode ouvi-las em casa ou enquanto está indo para o trabalho, por exemplo. Com a prática de ouvir diariamente você vai melhorar a sua competência auditiva e aprender muitas palavras e expressões do dia-a-dia. É um exercício fundamental para uma verdadeira imersão na língua.

4. Assista a filmes em italiano

Assistir a filmes em italiano é uma ótima maneira de treinar o ouvido para a nova língua e um bom passatempo também. Você pode ver um filmes e estudar ao mesmo tempo, tente assistir sem legenda ou com legendas. Preste atenção nas pronúncias das palavras e, sempre que não conseguir entender algo, pare o filme, volte, ouça novamente e se precisar, consulte um dicionário. Com isso, estará familiarizando-se com a pronúncia e aprendendo um vocabulário novo. Voltar a assistir o filme também é uma ótima maneira de “medir” o seu avanço. Preparamos uma lista de filmes aqui.

5. Monte uma lista de palavras principais

Essa dica é valiosa, montar uma lista de vocábulos novos é um passo fundamental. Após ler um texto, ou ouvir uma música, anote as palavras que não entendeu, por exemplo, Depois procure o significado no seu dicionário de confiança. Ou melhor, digite a palavra no Google e veja as situações em que ela aparece, e tente assimilar o seu significado pela aplicação nas frases, não se prenda muito em traduções literais, ao “pé da letra”.

6. Reveja o que já foi estudado

Depois de alguns dias, é importante rever o que já foi estudado, isso ajuda a fixar o conteúdo em sua mente. Ler o mesmo texto, acompanhar a letra de uma mesma música diversas vezes, assistir novamente um filme, tudo isso ajuda a no aprendizado. Você perceberá que tudo vai se tornar mais familiar e acelerar o processo de aprendizagem. Na hora de aprender tudo é válido, música, texto, filme com legenda, etc.

7. Expanda seu vocabulário

A simples repetição as vezes pode não ser suficiente e ser até frustrante não lembrar o significado de uma palavra que você já viu dezenas de vezes. Para isso, você pode utilizar o método de uso de mnemônicos para as palavras mais difíceis, o que vai ajudar a memorizá-las de uma forma mais eficiente.

Você precisa apenas associar a palavra em questão a uma história engraçada ou exagerada. Você pode criar o mnemônico ou utilizar algum site especializado nisso, como o Memrise.com e aqui em nosso site na seção Guia de Conversação.

8. Doses diárias

Sim, não adianta estudar duas, três horas em um dia e depois passar quase uma semana sem nada rever ou sem aprender pelo menos algumas palavras novas. Um pouco por dia é o melhor método, garantem os especialistas e você poderá comprovar isso. Além disso, é interessante variar o tipo de recurso utilizado para não cair no tédio (varia entre as atividades citadas acima, ouça música um dia, assista a um filme em outro por exemplo). Aprender italiano, acima de tudo, deve ser uma atividade prazerosa.

9. interaja com falantes do novo idioma

Se você puder viajar para um lugar em que se fale nativamente o idioma que você está querendo aprender, será ótimo. Mas se isso não for possível no momento, utilize a internet para interagir com falantes do novo idioma. Isso é o que chamamos de “imersão virtual”.

Como e onde treinar o novo idioma? Procure por sites especializados nesse tipo de “imersão” como por exemplo o Speaky que é perfeito para praticar idiomas com pessoas ao redor do mundo, e o melhor, é gratuito.

É provável que no começo você não vá muito além de um “olá”, “como vai?”, “qual o seu nome?” e “obrigado”. Lembre-se de aprender logo como se diz “desculpa, mas eu não te entendo”. Essa talvez seja a frase que você mais vá utilizar nas primeiras tentativas.

10. Pratique

Isso é essencial! Sozinho ou com amigos, identificar objetos com o vocabulário em italiano é um exercício de memorização. Você também pode procurar por sites para praticar idiomas com nativos ou outros estudantes, fazendo assim um intercâmbio linguístico sem sair de frente do computador ou smartphone, e lembre-se: Toda hora é hora de estudar para quem está aprendendo italiano, aproveite os momentos, use o que já aprendeu e pratique se possível diariamente!

Alguns links com dicas para aprender Italiano: